Em cartaz até 04 de fevereiro de 2024, na CAIXA Cultural Salvador a exposição inédita “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si”, do artista plástico visual Nino Cais, apresenta uma linguagem que reflete o papel das imagens em circulação na cultura visual popular, o fio condutor da mostra que busca valorizar o corpo ao entorno da arte, atraindo objetos que contam a sua história. A visitação acontece das 9h às 17h30, com acesso gratuito.
Em uma seleção delicada, o artista apresenta um pouco da sua obra, através da aproximação do universo dos museus com o colecionismo, mostrando que cada um pode reviver e ter memórias afetivas.
O título da mostra, que teve estreia na Caixa Cultural Salvador, faz referência a uma frase retirada do filme-ensaio Immortality and Resurrection for All! Imortalidade e Ressurreição para Todos, do artista Anton Vidokle. Filmado em diversas galerias de arte de Moscou, além de bibliotecas e um Museu de História Natural, o vídeo encerra uma trilogia sobre o Cosmismo Russo, escola de pensamento filosófico que influenciou diversos artistas e intelectuais da vanguarda russa entre o final do século 19 e início do século 20.
A exposição “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si” foi contemplada pelo Edital da Caixa Cultural 2023|24 e tem a proposta de futuras itinerâncias por outras capitais brasileiras.