A segunda edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico, chega à última semana com atividades presenciais e on-line, que integram a programação voltada ao público adulto e infantil.
Diversas ações artísticas e educativas promovem a cena local e proporcionam ao público um intercâmbio entre culturas lusófonas. O evento debate também temas contemporâneos sob a ótica de diferentes culturas.
O “Bailinho da Aziza”, com Cássia Vale, apresenta a contação de história infantil na sexta-feira (27), às 14h. O espetáculo leva ao público a história de uma super-heroína com habilidade de contar sonhos e enfrenta o racismo com suas reflexões, músicas, danças e poesias.
Já sábado (28), “Astromélia”, apresentação com Jell Oliveira, leva ao público a contação de história infantil, às 14h. Astromélia, uma viajante do espaço, recolhe histórias a partir de suas aventuras extraterrestres. Na Terra, ela conta a história de uma princesa que conhece três curiosos palhaços em um encontro no qual se revelará grandes mistérios. O texto é originário da obra Cartas Lunares, de Rui de Oliveira.
O festival também destaca o “Virote literário” no sábado (28). Artistas consagrados como Ondjaki, Tenille Bezerra, Daniela Galdino, Alex Simões irão receber convidados, às 22h, no Espaço Cultural Casa da Mãe, no Rio Vermelho.
Obedecendo aos decretos estaduais e aos protocolos de segurança, será obrigatório apresentar a carteira de vacinação e uso de máscaras para idosos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades para ter acesso às atividades.