O filme “Filho de Boi”, dirigido por Haroldo Borges, estreia nos cinemas brasileiros no dia 1º de agosto. O longa-metragem, que já foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, explora a relação entre João e seu pai no sertão da Bahia.
A estreia mundial ocorreu no Festival de Busan, na Coreia do Sul. O filme também participou do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México, onde ganhou o Prêmio “Film4Climate” de pós-produção, e do Festival de Málaga, na Espanha, onde recebeu o “Prêmio do Público”. No Brasil, foi exibido em festivais na Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
Haroldo Borges descreve o filme como “um filme sobre raízes, que lança luz sobre as relações no sertão, esse território que normalmente é reconhecido como um lugar de fuga. Mas ficar, às vezes, exige mais coragem do que partir.”
A produção contou com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado. A equipe de produção inclui o coletivo Plano 3 Filmes, formado por Haroldo Borges, Ernesto Molinero, Paula Gomes e Marcos Bautista, conhecidos por projetos como ‘Jonas e o Circo sem Lona’ e ‘Saudade fez Morada aqui Dentro’, com estreia prevista para setembro.
O elenco é composto por João Pedro Dias, um jovem de Juazeiro escolhido entre 1.500 crianças de escolas públicas da zona rural do sertão baiano, além de Luiz Carlos Vasconcelos, Jonas Laborda e Vinicius Bustani, e vários palhaços de circos itinerantes da Bahia.
Confira trailer: