Além dos renomados artistas do cenário musical nacional, o Galinho contará com o tradicional concurso de quadrilhas, uma competição que reunirá mais de 1000 dançarinos de nove cidades da Bahia, em uma noite repleta de música, dança, história e tradição, no palco do WET Salvador.
O concurso, regulamentado pela FEBAQ (Federação Bahiana de Quadrilhas Juninas), será avaliado por uma mesa de seis jurados especialistas em linguagens artísticas. Eles analisarão as performances das 10 equipes de quadrilhas, levando em consideração critérios como coreografia, figurinos, musicalidade, entre outros. Além do prestígio, as quadrilhas vencedoras serão premiadas com dinheiro.
“As apresentações de quadrilhas são a essência do Galinho, pois remontam à origem do evento em 1989. Eu cresci acompanhando esse verdadeiro espetáculo junino, e é gratificante ver como as quadrilhas se empenham para manter viva essa tradição”, exalta Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu, responsável pela organização do Galinho.
O concurso terá início às 19h do dia 02 de junho, na Arena Celisa Felicidade (WET), com as apresentações de Balão Junino (Dias D´Ávila), Luar do Recôncavo (Santo Antônio de Jesus), Explosão Junina (Valença), Balancê (Itambé), Fole Danado (Pojuca), Mistura Gostosa (Cruz das Almas), Fogueira Santa (Camaçari), Imperatriz do Forró (Salvador), Forró do ABC (Salvador) e CIA da Ilha (Vera Cruz).
Música em destaque no Galinho 2023
Além do concurso de quadrilhas, o evento contará com uma vila junina, que oferecerá atrações musicais no coreto, incluindo o Trio Nordestino e As Nandas.
Nos dois palcos principais, grandes nomes da música como Simone Mendes, Léo Santana, Tierry, o fenômeno Nadson O Ferinha, o cantor Zé Vaqueiro, as duplas Hugo e Guilherme, e Iguinho e Lulinha, além da banda Limão com Mel, uma das referências do forró, agitarão o público presente.