O Grammy Latino 2022 – premiação que celebra a música latina, aconteceu na última quinta-feira (17), em Las Vegas, nos Estados Unidos e teve a cantora Anitta como uma das apresentadoras, ao lado de nomes como Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini. Durante a pré-cerimônia, artistas brasileiros trouxeram prêmios para casa, entre eles: , Liniker, uma das grandes artistas da nova geração da MPB, que venceu a categoria de ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ tornando-se a primeira artista transgênero do Brasil a ganhar a premiação mais importante da música latina.
Quem também subiu ao palco do Mandalay Bay Events Center para receber o prêmio na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode do Grammy Latino 2022, foi a cantora Ludmilla, com o projeto Numanice #2. Já a banda Bala Desejo venceu com ‘Sim Sim Sim’ na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Nomeada a Melhor Canção em Língua Portuguesa, ‘Vento Sardo’ garantiu o prêmio para Marisa Monte por sua parceria com Jorge Drexler.
O cantor Erasmo Carlos e a dupla Chitãozinho & Xororó também foram protagonistas na premiação. Além dos vencedores, a cantora Marília Mendonça recebeu uma indicação póstuma de Melhor Álbum de Música Sertaneja ao lado da dupla Maiara & Maraisa pelo álbum ‘Patroas 35%’.