Maya Massafera comenta sobre cirurgia de voz e erro médico que quase a deixou cega

Maya Massafera processa facebook por transfobia

Maya Massafera, youtuber com 2 milhões de seguidores, processou o Facebook por transfobia. Ela afirma que a plataforma não permitiu a alteração de seu nome e gênero em seu perfil, apesar de já ter realizado a cirurgia de redesignação sexual e alterado seus documentos civis em maio deste ano.

Registrada como Matheus Mazzafera no Facebook, Maya divulgou a mudança de gênero em junho, mas a rede social não aprovou a alteração solicitada. Os advogados de Maya apresentaram documentos comprobatórios no processo, incluindo sua nova certidão de nascimento e reportagens sobre sua redesignação sexual.

“Matheus Mazzafera, civilmente, não existe mais, e hoje a influencer é conhecida como Maya Massafera”, consta no processo. Maya usa seu perfil no Facebook para divulgar vídeos de entrevistas e reações, sua principal fonte de renda.

“Após alterar todos seus documentos civis, a requerente tentou realizar a alteração dos seus dados junto a plataforma Facebook, e a partir daí começa toda a saga da requerente, pois simplesmente a empresa requerida não altera os dados da requerente, permanecendo o antigo nome Matheus Mazzafera com o gênero masculino”, detalhou a defesa.

A influenciadora tentou contato com o Facebook para resolver a questão, mas mesmo notificando a empresa extrajudicialmente, não conseguiu a alteração. Ela relatou crises de pânico ao ver seu perfil ainda registrado com o nome e gênero antigos.

Maya solicitou uma multa diária de R$ 10 mil caso a plataforma não cumprisse a mudança. O Facebook, por sua vez, atendeu parcialmente o pedido, determinando a alteração do nome e gênero do perfil em cinco dias, sob pena de multa.

O Facebook Brasil informou que a mudança foi realizada: “A página reclamada consta atualmente com a denominação solicitada ‘MAYAMASSAFERA’ no serviço Facebook, estando a liminar cumprida”.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress