Muncab tem entrada gratuita no último final de semana da exposição “Um Defeito de Cor”

Muncab tem entrada gratuita no último final de semana da exposição “Um Defeito de Cor”

A exposição “Um Defeito de Cor”, que tem sido um destaque cultural no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) em Salvador, está chegando ao seu fim. No entanto, os interessados terão a oportunidade de visitar a exposição gratuitamente durante o último fim de semana de exibição, de 1 a 3 de março. O museu, localizado na Rua das Vassouras, no Centro Histórico, estará aberto das 10h às 17h. Os visitantes podem agendar suas visitas através de um link disponível no perfil do Instagram do Muncab.

A mostra é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Salvador, a Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, com a concepção original do Museu de Arte do Rio de Janeiro. Com a curadoria de Ana Maria Gonçalves, Ana Bonan e Marcelo Campos, a exposição é uma interpretação do romance literário homônimo publicado pela primeira vez em 2006 pela escritora mineira.

A exposição premiada reúne uma impressionante coleção de cerca de 370 obras de mais de 100 artistas brasileiros e internacionais, distribuídas em 10 núcleos correspondentes aos 10 capítulos do livro. Entre os temas abordados estão o processo de escravização dos negros, as resistências afro-diaspóricas nas Américas, o papel das mulheres, a religiosidade e a África contemporânea.

O acervo inclui peças raras de artistas baianos como Mestre Didi, José Adário dos Santos (Zé Diabo), J. Cunha, Valdete da Silva (Mãe Detinha) e Yêdamaria, fundadora do próprio Muncab, além de fotografias do nigeriano Iké Udé e obras de outros artistas internacionais.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress