Não gosta de praia? Confira dicas de passeios em Salvador para além do mar nesse verão

Não gosta de praia? Confira dicas de passeios em Salvador para além do mar nesse verão

Sabia que em Salvador tem parques visitáveis? São eles o Parque Pituaçu, da Cidade, das Dunas, dos Ventos e Jardim dos Namorados. Locais como parques é perfeito para um passeio em família num domingo de verão, fazer piquenique, andar de bicicleta e tantas outras atividades que podem se fazer ao ar livre. A entrada nesses locais é gratuita. Além disso, Salvador também oferece outros ambientes ao ar livre que não são praianos para se divertir. Entre eles está o Jardim Botânico de Salvador, o Dique do Tororó e a Lagoa dos Dinossauros.

Sim, Salvador tem um Jardim Botânico que fica localizado no bairro de São Marcos e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. O espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área. Os visitantes podem consultar as espécies, não só da Mata Atlântica mas também do Cerrado e Caatinga, além de algumas mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, a exemplo do Cajueiro, árvore de Aroeira, Pitanga e Urucum.

No famoso Dique do Tororó existem opções de lazer para toda a família também. Único manancial natural da cidade de Salvador, foi tombado pelo IPHAN e destaca-se como um dos principais cartões postais da região. Popular entre os moradores, o local oferece uma variedade de atividades, incluindo passeios arborizados, pistas de corrida, decks de pesca, raias para remo, pedalinhos, restaurantes, anfiteatro e playground. Além disso, o espelho d’água da lagoa é adornado por esculturas magníficas que representam os Orixás do Candomblé, sendo essas obras assinadas pelo renomado artista plástico Tati Moreno.

Outra dica interessante para se visitar em Salvador que foge do comum praiano são os museus. OS equipamentos da Prefeitura têm entrada gratuita às quartas. Dentre eles estão: Espaço Carybé, no Forte São Diogo, e o Espaço Pierre Verger, no Forte Santa Maria, ambos no Porto da Barra; a Cidade da Música da Bahia, no Comércio; a Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho e a Casa do Carnaval, no Pelourinho.

Há também espaços em que a gratuidade é todos os dias, como o Museu da Gastronomia Baiana, no Largo do Pelourinho; a Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes; o Centro Cultural Solar Ferrão, no   Pelourinho e o Museu de Arte Moderna MAM, na Avenida Contorno.

Uma das novidades recentes foi a reinauguração do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab). O espaço tem ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana e destaca a influência sobre a cultura brasileira. Lá os visitantes têm contato com trabalhos que falam da identidade negra; da África como o continente de onde se originou toda a humanidade; da questão do tráfico de pessoas escravizadas; da resistência negra, dos quilombos e revoltas. O museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, com acesso no valor de R$ 20,00, sendo às quartas entrada gratuita.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress