Inspirado em drinks tropicais e culinária africana, o restaurante Amalá é o mais novo local gastronômico de Salvador. Localizado próximo à sede do Bloco Olodum, no Pelourinho, o espaço de culinária ancestral será inaugurado no dia 15 de junho, a partir das 17h, sob a liderança do chef Andrey Basttos e da gerente Margarida Akin.
Os sócios por trás desse empreendimento são os irmãos Bruno e Rodrigo França, e o restaurante apresenta ilustrações feitas pelo muralista Tárcio V. Todo o ambiente e a decoração foram cuidadosamente planejados pela arquiteta Betth Garcia.
Nascido no Acupe de Brotas, o chef Andrey Basttos, de 25 anos, desenvolveu seu interesse pela culinária na adolescência, aprendendo receitas com sua mãe e vizinha, como mocotó e feijão. Ele posteriormente realizou cursos profissionalizantes e trabalhou em restaurantes, o que o trouxe até o momento atual em que assume as rédeas da cozinha do Amalá.
De acordo com o estabelecimento, os clientes podem esperar pratos que incluem quiabo, feijão fradinho, azeite de dendê, rabada, camarão seco, banana da terra, aipim e outros elementos também presentes na culinária nordestina.