Eleito como o “melhor dia de pré-carnaval” pelos soteropolitanos e turistas, o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho celebra o espírito lúdico da infância representado pelos míticos Palhaços. Além disso, o evento abre espaço para diversas manifestações da cultura popular baiana. O desfile sem cordas está marcado para o dia 27 de janeiro, sábado, com concentração às 17h na Quadra Esportiva da Rua da Paciência, e o cortejo se inicia às 19h.
Em 2024, as alas contarão com grupos como Zambiapunga de Nilo Peçanha, SSA – Som Soteropolitano Ambulante, Bagunçaço dos Alagados, As Xicas, Pau de Fita e Burrinhas (Cia de Danças e Folguedos da Boca do Rio), Troupe Circense com pernaltas e malabares, Banda Marmelada (fanfarra), Capoeirada (Associação Siribeira do Conde), Os Enlatados de Madre de Deus, Ala das baianas, A Coringada, além da estreia do Nego Fugido de Acupe (distrito de Santo Amaro da Purificação). O cortejo seguirá até a Rua Fonte do Boi.
Os Palhaços do Rio Vermelho trazem a essência do Carnaval de rua, onde a brincadeira, por meio das fantasias, permite a participação de toda a família no desfile das manifestações culturais que acompanham o cortejo. O circuito do desfile percorrerá toda essa magia, com concentração na Rua da Paciência e destino à Rua Fonte do Boi, estimando-se o término às 22h.
No dia 20 de janeiro, acontece no Ensaio Geral do bloco que irá coroar a cantora Ju Moraes e o ilustrador Cau Gomez. Além disso, os Palhaços do Rio Vermelho deste ano vão homenagear o chef de cozinha Cláudio Bottino (in memoriam) e a empresária Janaína Araújo. Empreendedores do setor gastronômico do Rio Vermelho. A crimônia acontece das 14h às 18h, no Marabô Gastro Music (antigo Póstudo, Rio Vermelho).