Na manhã desta terça-feira (22), a imprensa foi convocada para uma coletiva onde o Esporte Clube Bahia anunciou ações em celebração ao Dia da Consciência Negra. Mediada por Rafael Manga, a coletiva contou com a presença do vice-presidente do Olodum, Marcelo Gentil e do Presidente do Bahia, Vitor Ferraz.
Durante um período de Copa do Mundo, em 2014, o Bahia e o Olodum firmaram uma parceria que resultou, dentre outras coisas, na confecção da camisa do Bahia com a logomarca do Olodum, usada nas partidas da primeira divisão do time.
“E por que não unir marcas tão importantes para que a gente possa enfrentar um tema que na nossa sociedade ainda precisa ser muito trabalhado, que é o combate ao racismo?” questionou Vitor, que contou também um pouco sobre a trajetória dessa união. “Firmamos parceria em 2014, utilizando logo do Olodum na camisa, para chamar atenção ao trabalho que o Olodum faz, que vai além do trabalho musical, um trabalho social muito relevante. Em 2015 a gente inicia uma parceira com observatório racial para o futebol. No ano de 2018 recepcionamos inclusive o observatório para o lançamento do seu relatório anual, que é um documento muito importante, que indica todos os eventos de racismo que acontecem dentro do ambiente do futebol, para que a gente possa ter isso catalogado”
Também foram apresentadas as novas ações e projetos que acontecerão, promovidos por essa parceria. Dentre elas, estão a gratuidade para pessoas autodeclaradas pretas no Museus do Esquadrão até o fim de novembro, das 10h às 17h, além da abertura de vagas para o plano sócio popular.
Em parceria, também com a Vale do Dendê, fortalecerão o afro empreendedorismo, oferecendo espaço na Loja do Esquadrão e nas redes sociais tricolores para a divulgação de produtos e serviços.