Primeiro planetário de Salvador é aberto ao público; saiba como conseguir ingresso

Primeiro planetário de Salvador é aberto ao público; saiba como conseguir ingresso

O primeiro planetário de Salvador foi oficialmente inaugurado no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizado em Ondina, abrindo suas portas ao público nesta terça-feira (2). Durante este mês, o espaço passará por uma fase de testes, oferecendo visitas gratuitas em duas sessões diárias, de segunda a sexta-feira, às 9h e às 16h. O acesso é por ordem de chegada, com cada sessão comportando até 85 pessoas.

Uma vez em pleno funcionamento, o planetário operará todos os dias das 8h às 20h, reservando 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, além de sete sessões semanais para o público interno da Ufba. As sessões abertas ao público serão comercializadas, e a receita gerada será direcionada para a manutenção do próprio planetário. O agendamento das visitas poderá ser realizado através do Sympla ou do site do planetário.

Equipado com projetores digitais de última geração, o planetário converte uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma imensa tela de cinema, permitindo a visualização do céu e de milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

Além disso, o planetário oferece potentes telescópios para observação direta em espaço aberto, possibilitando a visualização desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas. O novo equipamento também possibilita a exibição de diversos conteúdos científicos, favorecendo múltiplos usos por parte das unidades universitárias.

A experiência na sala com capacidade para 85 pessoas é proporcionada pela projeção de imagem e som através de softwares modernos e conexão com a internet de alta velocidade. Toda a estrutura do planetário, desde a construção até os equipamentos, foi doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).

A gestão do novo equipamento será realizada por meio de uma parceria estabelecida entre a UFBA, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, localizado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi cedido pela UFBA para a implementação do projeto.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress