“Recession Core”: nova tendência ganha destaque nas redes sociais das fashionistas

“Recession Core”: nova tendência ganha destaque nas redes sociais das fashionistas

Uma nova tendência está causando nas redes sociais das fashionistas: o “Recession Core”. Esse estilo de moda abraça cores neutras, peças atemporais e looks confortáveis, refletindo a recessão econômica mundial.

A expressão “Recession Core” se baseia no termo “recessão” e reflete o cenário atual da economia global. Após a pandemia, os lockdowns, o aumento do custo de vida, a inflação, as crises políticas e a Guerra na Ucrânia são fatores-chave que influenciam esse novo estilo. Já o termo “core” é usado para descrever uma estética ou gênero específico. Portanto, o “Recession Core” seria a “estética da recessão”.

Segundo Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da empresa WGSN, em entrevista ao g1, “no ano passado, muito se falou da crise do custo de vida, principalmente na Europa, que historicamente não tem problema com inflação como a gente no Brasil. A gente vê as pessoas entrando em recessão mesmo, gastando menos.”

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, empresa de consultoria americana, os executivos do mercado da moda preveem que a inflação levará ao aumento dos custos de materiais, como algodão e caxemira. Esse aumento nos preços dos produtos fará com que os consumidores gastem menos ou procurem alternativas mais acessíveis. A tendência tem ganhado popularidade no TikTok, onde influenciadoras têm apresentado looks alinhados com o estilo Recession Core.

Os especialistas também apontam que essa tendência possibilita uma reinvenção da moda formal, além de um visual de gênero mais fluido, com peças discretas, atemporais, confortáveis e elegantes.

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