Salvador foi o destino brasileiro mais vendido no ano de 2022, de acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta semana. A capital baiana ficou à frente de importantes destinos turísticos como Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, que ficaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.
Em relação à quantidade de dias dos visitantes nas cidades, todos os municípios apresentaram percentuais de crescimento em comparação com o período anterior à pandemia. Salvador foi mais uma vez destaque. Além da capital baiana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Florianópolis e Manaus apresentaram percentuais acima de 25% para a diária média.
Aproximadamente 38% dos embarques nacionais foram para a região Nordeste, 23% para o Sudeste e 17% para o Sul. O anuário da Braztoa também aponta que os resorts são os produtos mais vendidos em todo o Brasil, seguidos das praias, dos Lençóis Maranhenses e do Beto Carrero World.
Em 2022, após a pandemia, o turismo brasileiro apresentou resultados bastante positivos. Segundo dados da Fecomercio-SP, o setor de Turismo teve um faturamento de R$ 94 bilhões em todo o país no primeiro semestre do ano passado. Comparado ao mesmo período de 2021, o aumento foi cerca de 33%. Em 2022, foram contabilizados 8,4 milhões de embarques, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do obtido em 2019.