De 19 a 25 de outubro, a cidade de Salvador será o epicentro de uma celebração artística espetacular, com a realização da aguardada “Salvador em Ópera”, uma ocupação cultural que promete dinamizar seis espaços culturais sob a égide da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O evento tem como destaque a “Ópera dos Terreiros”, um espetáculo que tem raízes profundas na cultura baiana e que promete surpreender e emocionar o público.
A semana de abertura da “Salvador em Ópera” será marcada por um ensaio geral da “Ópera dos Terreiros”, aberto à comunidade em geral, com destaque especial para os alunos da rede pública de ensino. A abertura oficial ocorrerá no Espaço Cultural da Barroquinha, na quinta-feira (19), às 17h.
O evento apresentará uma ampla programação, incluindo o importante encontro internacional denominado “Ópera em Pauta”, que é um fórum que reune profissionais de diversos segmentos artísticos, vindos de vários estados brasileiros e também de outros países.
Além disso, o evento incluirá o “Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura”, um espaço onde mulheres que lideram a cena operística no âmbito nacional e internacional terão a chance de discutir e inspirar. Este é um testemunho do impacto e do protagonismo feminino no mundo da ópera.
A “Salvador em Ópera” também oferecerá cinco oficinas ministradas por renomados profissionais da ópera internacional. Uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área.
O evento contará com a presença de distinguidas autoridades, como secretários de cultura de diversos estados, representantes do Ministério da Cultura e figuras ilustres como Maria Marighela, presidente da Funarte, e Alejandra Martí, presidente da Ópera Latino América. A participação dessas personalidades reforça a relevância e a abrangência da “Salvador em Ópera”.