Nesta segunda-feira (29), o SescTV estreia a série “100 Anos de Cultura e Conflitos”. Composta por 16 episódios, a produção explora os eventos históricos que tiveram um papel fundamental na formação da política e da cultura brasileira contemporâneas. Através da análise de historiadores e pensadores renomados, a série investiga movimentos como a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo, ambos ocorridos em 1922, bem como outros marcos históricos importantes do Brasil.
O diretor João Batista de Andrade destaca que a produção tem como objetivo examinar os complexos contextos históricos que moldaram a cultura brasileira e o funcionamento da sociedade. A série conduz o espectador em um diálogo sobre uma sequência de eventos que foram influenciados pelas ideologias do início do século XX e que se moldaram a partir da herança cultural do século XIX, delineando assim a trajetória incerta da República e da Democracia no país.
A série aborda uma ampla variedade de temas, incluindo a Revolta dos Tenentes, a Revolução de 24 e a Coluna Prestes, a Semana de Arte Moderna, a Guerra do Paraguai, a “libertação” dos escravizados, a primeira República, a Revolução de 1930, a Rádio Nacional e o Cinema Sonoro, a revolução de 32, a intentona comunista, o Plano Cohen, os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, o Golpe de 64, a questão indígena no Brasil e os 100 anos de política e golpes no país.