Com culinárias únicas e muita expertise, as que hoje são grandes chefs, fizeram do seu saber um grande negócio. Em Salvador, alguns dos principais restaurantes da cidade são comandado por mulheres. Fortalecendo o mês da mulher, aqui destacamos algumas delas:
Tereza Paim
Uma das principais referencia baianas da culinária, Tereza Paim é premiada e reconhecida nacionalmente. A chefe possui alguns estabelecimentos em diferentes pontos da cidade, como Boteco da Tetê e a Casa da Tereza no Rio Vermelho, e do Mesa de Tereza nos aeroportos de Salvador e Fortaleza. A chef conta também com uma marca própria de produtos premium artesanais, recheado por farofas, pimentas, cachaças e cocadas.
Priscilla Diniz
Com tortas e doces de dar água na boca, Priscilla Diniz segue em constante ascenção no mercado culinário. Atualmente, a marca – que leva o nome da Chef e empresária – possui unidades na Pituba, no Shopping Barra e no Shopping da Bahia.
Mônica Arcela
Locado na Gamboa, o Bar da Mônica oferta simplicidade e aconchego, ganhando fama também por sua paisagem e gastronomia. No local, os pratos mais vendidos são o peixe frito e as moquecas, que os clientes podem escolher entre as opções de aratu, polvo, camarão, lagosta e até vegana, feita de legumes e banana da terra.
Leila Carreiro
Autodidata, Leila Carreiro comanda o Dona Mariquita, no Rio Vermelho, e possui planos para novas unidades. Para seus pratos, inspirados na cozinha do recôncavo baiano, a chef traz o resgate da culinária raiz, com moquecas e outros.
Ana Célia – Zanzibar
Apaixonada por culinária desde pequena, Ana Célia se descobriu Chef ainda jovem. No Zanzibar, além da culinária africana, é ofertado um espaço cultural frequentado por amigos, artistas, pessoas locais e turistas.