O Planetário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estará aberto a visitações a partir de 2 de abril, no Campus de Ondina, com o guia oficial já definido.
Para agendar visitas, os interessados poderão usar a plataforma Sympla ou acessar o site dedicado ao equipamento, que é o primeiro do gênero em Salvador.
À princípio, ocorrerão duas sessões com duração de 40 a 50 minutos, mas as visitas deverão acontecer todos os dias, das 8h às 20h. A renda dos ingressos será revertida para a manutenção do local.
Além das sessões pagas, o planetário oferecerá 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. Além disso, haverão 7 visitas semanais para a comunidade interna da Ufba.
O espaço conta com tecnologia de ponta, incluindo projetores digitais que transformam a cúpula de 11 metros de diâmetro em uma tela de cinema gigante. Isso possibilita a visualização de estrelas, planetas, constelações e outras maravilhas do universo.
Haverá também telescópios disponíveis para observações diretas, permitindo, aliás, visões detalhadas, desde crateras lunares até os anéis de Saturno e Júpiter.
A iniciativa do planetário foi viabilizada graças à doação do ex-aluno Francisco Lacerda Brito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB), em parceria com a Ufba e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia.
Além das atividades de observação astronômica, o local sediará cursos e outras iniciativas acadêmicas, como o curso de Introdução à Astronomia do Instituto de Física e atividades relacionadas ao curso de cinema da Faculdade de Comunicação.
Também está previsto o uso do espaço para transmissões ao vivo de cirurgias, aproveitando, assim, a infraestrutura avançada disponível no local.