A nova novela das sete da TV Globo, Volta por Cima, estreou nesta segunda-feira (30), trazendo histórias que refletem a realidade de muitos brasileiros. Escrita por Cláudia Souto e dirigida por André Câmara, a trama apresenta Madalena (Jéssica Ellen) e Jorge, ou Jão (Fabrício Boliveira), personagens que lutam para superar os desafios da vida e alcançar seus sonhos, enquanto enfrentam dificuldades familiares e profissionais.
Madalena, conhecida como Madá, é uma jovem batalhadora que abriu mão de seus sonhos para ajudar a família. Já Jão, trocador de ônibus na Viação Formosa, sonha com uma ascensão profissional após se formar em administração. Apesar de não se entenderem no início, suas histórias acabam se cruzando em um romance inesperado.
Além do romance, a novela se destaca pela diversidade em seu elenco. Com um time de atores majoritariamente negros, a produção busca trazer representatividade para as telas. “Sempre me incomodou como telespectadora olhar para a novela e me perguntar ‘onde passa, na Suíça?’, porque aquele não era o Brasil que eu via na rua”, disse a escritora Cláudia Souto em coletiva de imprensa, explicando a importância de retratar um Brasil mais próximo da realidade.
Jéssica Ellen, que vive sua primeira protagonista, destacou o peso histórico desse momento: “Quando falo de protagonismo negro, tem que falar de Zezé Mota, Ruth de Souza, que capinaram o chão e abriram caminho para essa diversidade de pessoas negras na televisão.”
Outro destaque da novela é a presença de atores de descendência asiática, algo ainda pouco comum nas produções televisivas brasileiras. “Nunca foi colocado tantos asiáticos e de diferentes nacionalidades. Acho que a Cláudia está trazendo com muito cuidado, estou muito feliz que isso está acontecendo”, comentou o ator Chao Chen, que também integra o elenco.