A parceria musical entre Xande de Pilares e Ferrugem, intitulada “Me Abraça”, será removida das plataformas de streaming após uma ação movida pela Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI). A informação foi confirmada pela equipe de Xande em comunicado à Billboard Brasil.
Lançada em maio de 2023 como parte do álbum “Esse Menino Sou Eu: Bloco Alô Bateria”, que conta com participações de artistas como Menos é Mais e Belo, a música enfrentou controvérsias devido a um trecho considerado pela comunidade islâmica como estigmatizante e preconceituoso. Segundo o colunista Daniel Nascimento, do jornal “O Dia”, a parte em questão descreve os seguidores do Islã de forma pejorativa, associando-os ao terrorismo.
A ANAJI tomou medidas legais exigindo a alteração desse trecho específico da faixa, que inclui as seguintes letras: “Pra que bombardeio, pra que engatilhar? / Aqui não é Irã, ou Islã, Bagdá / Foi só um mal tempo que ainda dá tempo / Desarma essa bomba em nome de Alá”.
Apesar de a equipe de Xande de Pilares afirmar que eles não têm poder para modificar a música, uma vez que não são os autores da composição, sendo apenas os intérpretes, decidiram retirar a faixa das plataformas digitais. A composição é creditada a Claudemir Júnior, Peu Cavalcante e Rodrigo Leite.