Com 30 produções nacionais, entre ficção e documentário, o evento no Cinéma l’Arlequin prestará homenagem ao ator baiano Antônio Pitanga, na 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro, que acontece em Paris, de 26 de março a 2 de abril.
Com uma carreira que abrange mais de 70 filmes e colaborações com diretores do Cinema Novo como Glauber Rocha, Pitanga é uma referência no cenário cinematográfico nacional.
As obras em exibição no festival se dividirão em cinco categorias: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga.
O festival trará filmes como “A Batalha da Rua Maria Antônia” de Vera Egito, vencedor do Festival do Rio de 2023; “Pedágio” de Carolina Markowicz, premiado no Festival de Cinema de Roma 2023; e “Sem Coração” de Nara Normande e Tião.
Esse último, aliás, vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no Festival do Rio de 2023 e do Melhor Filme Brasileiro no Prêmio Félix.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância desses eventos para promover a visibilidade do cinema brasileiro no cenário internacional, sobretudo nesta edição que homenageia o Brasil em Paris.
Homenagem
A mostra dedicada a Antônio Pitanga incluirá filmes significativos de sua carreira, como “Barravento” de Glauber Rocha, “Na Boca do Mundo”, seu primeiro filme como diretor, “Ladrões de Cinema” de Fernando Coni Campos e “Nosso Sonho” de Eduardo Albergaria.
Além disso, o longa “Casa de Antiguidade” de João Paulo de Miranda Maria e o documentário “Pitanga” com direção da sua filha, Camila Pitanga.
A Ministra da Cultura Margareth Menezes enfatiza que essa homenagem não apenas reconhece a contribuição de Pitanga para o cinema brasileiro, mas também sua importância histórica e cultural para o país.
Além das exibições, o festival oferecerá debates, workshops e outras atividades para promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.
top models
… [Trackback]
[…] Find More on to that Topic: salvadorentretenimento.com.br/antonio-pitanga-recebe-homenagem-no-festival-de-cinema-brasileiro-em-paris/ […]