Nesta segunda-feira (19), a primeira Superlua do ano promete encantar os baianos com um brilho mais intenso e uma proximidade maior da Terra. O fenômeno, conhecido como Superlua, acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita.
A Superlua de agosto traz um charme especial, sendo apelidada de “Lua Azul Sazonal” por ser a terceira lua cheia da mesma estação. Vale lembrar que, apesar do nome, a Lua não ficará azul, mas sim exibirá um tom avermelhado durante o nascer e o pôr do Sol, devido à dispersão da luz na atmosfera.
Embora as Superluas não sejam raras — ocorrem de três a quatro vezes por ano —, elas sempre atraem a atenção de quem gosta de observar o céu. Para aproveitar melhor o espetáculo, é recomendável buscar um local com pouca iluminação artificial, como parques ou áreas rurais. O melhor horário para observá-la é no início da noite ou ao amanhecer, quando a Lua está mais próxima do horizonte, dando a impressão de ser ainda maior e mais majestosa.