A Acervo Galeria de Arte será a única representante da Bahia na 14ª edição da ArtRio 2024, que acontece de 25 a 29 de setembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O evento, um dos mais importantes do calendário das artes na América Latina, contará com um projeto expositivo dedicado ao artista baiano Mário Cravo Júnior (1923-2018), sob curadoria de João Victor Guimarães.
O acervo exposto pela galeria inclui pinturas, desenhos, estudos e esculturas de Mário Cravo Júnior, artista de grande influência para a arte moderna na Bahia e no Brasil. Entre as obras selecionadas está a escultura de parede, de 1984, que representa a Via Crucis e deu origem ao Monumento da Cruz Caída, no Pelourinho, em Salvador. “O artista mais importante para o conhecimento e divulgação da arte moderna na Bahia”, como afirmou Sante Scaldaferri, será revisitado por meio de trabalhos que exploram a relação com o espaço público e a simbologia religiosa popular.
João Victor Guimarães destaca que a obra de Mário Cravo Júnior dialoga com as expressões religiosas afro-brasileiras, especialmente o candomblé, com orixás como Exu sendo elementos centrais em suas criações. “O mais coerente com o nosso tempo e com sua produção é que sua obra seja revisitada e relida quantas vezes mais mereça”, afirma o curador.