Dois filmes produzidos por estudantes da rede estadual de ensino da Bahia serão exibidos nesta quinta-feira (10), durante a Mostra Geração da 26ª edição do Festival do Rio. Os trabalhos, intitulados “Ikhã Nákiyã – luta ancestral” e “Evasão escolar: qualidade da educação”, foram selecionados para a categoria “Vídeo Fórum”, destacando jovens talentos do audiovisual.
O curta “Ikhã Nákiyã – luta ancestral” foi criado por alunos do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, localizado em Santa Cruz Cabrália. A produção reflete a luta e a cultura dos jovens pataxós da Aldeia Coroa Vermelha, oferecendo uma visão sobre as batalhas históricas e contemporâneas de seu povo. O projeto contou com a supervisão da professora Shirley Pataxó e a participação de cinco estudantes que integram a Agência de Notícias do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Já o filme “Evasão escolar: qualidade da educação” foi produzido por estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, em Vitória da Conquista. Com duração de pouco mais de cinco minutos, o vídeo aborda os desafios enfrentados pelo sistema educacional e as causas da evasão escolar, sob a supervisão da professora Maria Aparecida Galvão Farias.
Os dois filmes estão entre os 51 trabalhos selecionados para a Mostra Geração, que é parte importante do festival, incentivando a reflexão sobre temas sociais e culturais através da produção audiovisual de jovens cineastas.