Abertura do circuito brasileiro de categorias de base, o campeonato Circuito CBSurf Grom Search 2023, realizado na Praia do Borete, em Ipojuca (PE), trouxe vitória em terceiro lugar para a equipe baiana participante. São Paulo levou o topo e o Rio de Janeiro conquistou o vice-campeonato.
Natural de Uruçuca, a atleta baiana Maria Eduarda, de 14 anos, teve melhor performance individual e venceu na categoria sub-16, conquistando, ainda, o 2 lugar na sub-18 feminina. Ela é a atual bicampeã baiana na categoria sub-14.
A final da sub-16 feminina foi dominada por Maria Eduarda. A baiana teve nota 6,33 da sua quarta onda, e foi decisiva para confirmar a vitória por 10,63 pontos. A campeã brasileira desta categoria no ano passado, Alexia Monteiro, da equipe do Rio Grande do Sul, ficou em segundo lugar com 9,97, com Aysha Ratto do Rio de Janeiro em terceiro com 9,57.
Ainda na equipe baiana, João Jesus e Vitor Gabriel também se destacaram. Eles chegaram às semifinais da sub-14 e na sub-16, respectivamente.
A etapa de Ipojuca foi a primeira das três etapas que vão compor o Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023. A próxima será nos dias 10 a 13 de agosto no Guarujá (SP) e a última de 12 a 15 de outubro em Garopaba (SC), onde serão conhecidos os campeões individuais das quatro categorias e a melhor equipe estadual.