A escola de samba União do Parque Acari, vice-campeã geral da Série Prata do Carnaval deste ano, já definiu seu enredo para o próximo desfile. Em sua estreia na Série Ouro, a agremiação do Complexo do Acari escolheu homenagear os 50 anos do Bloco Ilê Aiyê. A escola pretende contar a história de luta e resistência do primeiro bloco afro do Brasil, criado em Salvador no dia 1º de novembro de 1974. O carnavalesco André Tabuquine será responsável pelo terceiro ano consecutivo pelo enredo que a agremiação levará para a Marquês de Sapucaí.
Para Tabuquine, a homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê é de suma importância, especialmente em tempos onde o tema do racismo tem relevância na sociedade. Ele destaca o que o bloco representa para a população de Salvador e ressalta sua história de luta e resistência. O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos, conhecido como Vovô do Ilê, expressou sua felicidade e alegria por ter a história do bloco que ajudou a fundar contada na avenida. Ele afirmou estar honrado com a escolha do tema e prometeu um grande espetáculo na Sapucaí.
No Carnaval de 2024, a União do Parque Acari será a primeira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na primeira noite de desfiles da Série Ouro, que acontecerá no dia 9 de fevereiro. Será uma oportunidade de celebrar os 50 anos do Ilê Aiyê e compartilhar sua importância cultural e histórica com o público do Carnaval carioca.