O cantor e compositor Caetano Veloso receberá uma homenagem especial na capital baiana. No dia 7 de janeiro, a partir das 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta o “Beleza Pura – Homenagem Sinfônica a Caetano Veloso”. A apresentação integra a programação do “Domingo no TCA” e marca o encerramento da programação do Verão da Osba 2024. Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).
O show tem direção musical de Moreno Veloso e do maestro Carlos Prazeres, que também fará a regência do concerto. Para dar voz aos clássicos de Caetano Veloso, foram convidados os cantores Lazzo Matumbi, Mariene de Castro e Mãeana, além do coletivo de artistas baianos Outras Vozes e do próprio Moreno Veloso.
“Gilberto Gil e Caetano Veloso são duas entidades sagradas da Bahia e nada mais simbólico que os dois corpos artísticos do Teatro Castro Alves prestarem esta homenagem. O BTCA fez o espetáculo ‘Viramundo’ para os 80 anos de Gil e agora a Osba faz este concerto sobre a obra de Caetano, convidando seu filho mais velho, Moreno Veloso, para compor e pensar conosco esta apresentação”, diz Prazeres.
Responsável pela direção musical de “Beleza Pura” ao lado do maestro Carlos Prazeres, Moreno Veloso explica que o repertório traz clássicos da carreira de seu pai, mas também apresenta canções de Caetano que combinam mais com este concerto com uma orquestra.
“O conceito do repertório é simples: são músicas que a gente gosta e que queríamos ver sendo interpretadas pela Orquestra. Por exemplo, a música ‘Minha Voz, Minha Vida’ não ficaria linda com a Orquestra? Além disso, convidamos artistas que admiramos e concebemos o concerto a partir deste gosto”, conclui Moreno.