Com quatro conquistas olímpicas, Isaquias Queiroz, natural de Ubaitaba, será a principal figura brasileira no Campeonato Mundial de Canoagem, que terá lugar na Alemanha, entre quarta-feira (23) e domingo (27). Este evento marca o regresso do atleta, após um ano de 2022 repleto de êxitos, e também o seu retorno ao local onde, há uma década, assegurou o seu primeiro dos sete títulos mundiais.
Para além dele, sob a orientação do treinador Lauro de Souza Jr., mais quatro desportistas baianos irão representar a Bahia na competição, que atribuirá vagas para os Jogos de Paris 2024. No segmento feminino, Valdenice Conceição, detentora de uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015, e Andrea Santos, agraciada com uma medalha de ouro numa Copa do Mundo, estarão presentes.
Filipe Vieira, conterrâneo de Isaquias, é outro nome que ambiciona regressar da Europa com uma medalha ao peito. Ele recentemente sagrou-se campeão no Campeonato Mundial Sub-23, em julho, na Itália. Além disso, outro representante masculino é Jacky Godmann (na foto, à frente de Isaquias), que, apesar do nome, também é baiano, nascido no Quilombo de Porto de Trás, em Itacaré, e fará a sua estreia a este nível de competição em representação do Brasil.
O evento será transmitido pelo SporTV.