A folia momesca de Salvador, conhecida por sua tradição e grandiosidade, terá uma abertura inédita em 2024. O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta quarta-feira (20), que a largada oficial do Carnaval acontecerá na Praça Castro Alves, no Centro Histórico da cidade. A decisão visa fortalecer a presença do evento no Centro e atrair ainda mais foliões para a região.
A revelação foi feita durante o programa “Balanço Geral”, da Record, comandado por José Eduardo. Entre as atrações confirmadas para a abertura, estão nomes de peso da música baiana, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Baiana System e Ilê Aiyê. A mudança de local marca uma quebra com a tradição recente de iniciar o Carnaval no Farol da Barra.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância de concentrar a abertura no Centro Histórico. “Em 2023 nós abrimos o Carnaval no Farol da Barra. Em 2024, a ideia é fazer essa grande abertura no Centro Histórico, e aí sim dar abertura à maior festa de rua do planeta”.
Além disso, o prefeito ressaltou o sucesso do Festival Virada Salvador como o maior Réveillon do país e enfatizou que eventos desse porte não apenas promovem a cultura e a tradição da cidade, mas também impulsionam a economia local.
“Temos o maior Réveillon do Brasil. Praticamente viabilizamos o apoio de patrocinadores para custear as atrações. É um evento que é investimento. O que a gente consegue incrementar de arrecadação, de taxas e tributos no Réveillon, a Prefeitura ainda sai com saldo positivo, gera emprego e uma série de oportunidades, promove a nossa cidade no Brasil e no mundo. Isso é muito importante para a nossa economia”, afirmou Bruno Reis.
O prefeito acrescentou que a visibilidade gerada por eventos como o Carnaval coloca Salvador como o principal destino turístico do Brasil, atraindo olhares nacionais e internacionais. Ele enfatizou que, além dos aspectos culturais, os investimentos na festa têm impactos positivos na economia local.