Salvador se prepara para seu tradicional São João no Centro Histórico, marcando o terceiro ano consecutivo de celebração em grande estilo. Durante 25 dias, as ruas, largos, praças e casarões desde a Praça da Sé até Santo Antônio Além do Carmo serão palco de uma rica programação em homenagem a Santo Antônio e São João, prometendo diversão para toda a família.
O evento será dividido em dois circuitos: o “Prá Lá de Bão”, com atividades gratuitas, e o “Pra Ficá Mió”, que conta com a participação de bares, restaurantes e lanchonetes da Rota Sabores do Interior.
A festa tem início no dia 1º de junho, com a programação da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que celebra 430 anos de devoção ao santo. Além disso, o Largo sediará uma vila gastronômica e abrirá o Bazar da Paróquia. Outros destaques incluem a exposição “ANTONIOS” e um oratório gigante idealizado pelo artista visual Mário Edson.
Os shows de forró pé de serra começam no dia 9, no Coreto Musical Santo Antônio, estendendo-se para o Largo do Cruzeiro do São Francisco a partir do dia 10, e para o Coreto Dona Flor no Largo do Pelourinho a partir do dia 13.
Enquanto os adultos se divertem com a música e gastronomia, as crianças podem desfrutar de jogos tradicionais no Terreiro de Jesus. O icônico “Gonzagão”, interpretado pelo ator Vitório Emanuel, também estará presente, acompanhado de um sanfoneiro.
No Circuito “Pra Ficá Mió”, a Rota Gastronômica Sabores do Interior oferecerá menus temáticos e especiais em 49 estabelecimentos do Centro Histórico.
A festa, construída em colaboração com a comunidade local, busca valorizar a identidade cultural e histórica da Bahia, gerando oportunidades econômicas para moradores e comerciantes.
O São João do Centro Histórico conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secult e Saltur, além da Amvox, e é realizado pela Sole Produções, em correalização com a ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor.