O sol brilha forte sobre Salvador, e a cidade está prestes a se vestir com as cores vibrantes e a energia contagiante do Salvador Fest, um dos eventos mais aguardados pelos baianos e amantes da música do Brasil. A festa que acontece no próximo domingo (17), contará com grandes atrações do pagode baiano, sertanejo, piseiro, funk e até do trap.
Contudo, o Salvador Fest, com suas 16 edições, é mais do que uma festa: é um abraço afetuoso à cultura baiana, um encontro de ritmos que representa a diversidade musical da região. A essência do Salvador Fest é o pagodão e, neste ano tem um palco apenas para os mais variados cantores do ritmo que trazem consigo desde a antiga geração até os mais atuais que estão na boca do povo.
O cantor Edcity é uma das figuras ‘das antigas’ que fará parte da grade e bateu um papo com o portal Salvador Entretenimento. O artista tem a carreira marcada por várias participações memoráveis no Salvador Fest ao longo dos anos e não esconde a sua alegria e privilégio de fazer parte do evento. “Me sinto honrado, né? Muito feliz eu que já participei de muitas edições, não me falha memória, 2011, 2014/2015. É uma honra porque é um evento plural, né? Que tem vários gêneros musicais e é um evento muito grande, né? Maior festa de camisa colorida do mundo, a maior e a melhor. Então, para mim, está sendo um privilégio e uma alegria muito grande”, contou.
Recordando momentos especiais ao longo de sua trajetória na festa, Ed destaca um episódio que ficou gravado na memória. “Em 2015 eu me joguei na galera literalmente por cima do palco, na galera, e fui até a mesa de som nos braços do povo, sem segurança. Foi muito louco e marcou muito aquele momento para mim, realmente foi inesquecível”. Confira o momento:
Além de Edcity, tantos outros artistas da atualidade estarão presentes no próximo domingo ‘quebrando e amassando’ tudo no Palco Pagodão. Entre eles estão A Dama, O Erótico, O Kannalha, 7Kassio. Para o artista, a evolução é necessária assim como tudo na vida. “Eu acho que o pagode baiano, como qualquer estilo, tem as suas atualizações, né? Tem as mudanças, né? E eu enxergo de uma forma natural. Acho que é mais do que normal, assim como revolucionei o modelo do pagode através das questões sociais do cotidiano lá atrás. Então acho que é normal, acho legais as mudanças e as atualizações. Daqui a pouco surge outra coisa, e assim vai seguindo. Acho que é importante a gente manter a raiz, manter a essência, mas as atualizações também são importantes”.
Mantendo-se fiel ao seu estilo musical e às mensagens que deseja transmitir, o artista compartilha seu segredo para manter sua base de fãs leais. “Você tem que cantar com o coração, cantar aquilo que você se identifica, não só porque é a coisa do momento que você tem que cantar, mas cantar o que realmente você acredita pela sua verdade. Ser autêntico, fazer o que ama, estar atento às novidades, mas sem perder a essência. Nunca desistir, porque os momentos ruins passam, mas o campeão é aquele que não desistiu”.
Sobre o seu show no Salvador Fest do próximo domingo, Edcity não contou muita coisa para o portal, mas prometeu que será histórico. “Eu vou estar levando dois convidados que tenho certeza de que a nação pagodeira vai se amarrar, dois ídolos do nosso movimento. Quando anunciar e no dia, ainda vou deixar essa curiosidade se estender mais um pouquinho. Quando estiver mais próximo, a gente vai revelar”.
O Salvador Fest ccontará com show de artistas nacionais como Léo Santana, Ludmilla, Mari Fernandez, Ana Castela, Belo, João Gomes, Ferrugem, Matuê, Teto e Wiu – no projeto 30PraUm, Xanddy Harmonia, Parangolé e Oh Polêmico.