O Conselho da Fifa aprovou, durante uma reunião nesta terça-feira (14), o novo formato da Copa do Mundo para 2026. A edição que será co-sediada no Canadá, Estados Unidos e México terá na primeira fase 12 grupos com quatro equipes em cada, totalizando 48 seleções. No total, a competição mundial terá 104 jogos.
Segundo a Fifa, o novo formato permitirá que as duas primeiras seleções de cada grupo avancem para a final, além dos oito times que ficarem como terceiros colocados. Com a alteração, as equipes que se classificarem às semifinais da Copa do Mundo disputarão oito jogos, um a mais do que os tradicionais sete.
A entidade havia planejado dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada, e apenas os dois primeiros de cada chave avançariam após mata-mata. No entanto, a Fifa resolveu revisar o projeto inicial, pois “mitiga o risco de conluio e garante que todas as equipes joguem no mínimo três partidas, proporcionando tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes”.
A decisão para o Mundial de 2026 acontecerá no dia 19 de julho. A partir do dia 25 de maio os clubes serão obrigados a liberar os jogadores convocados por suas seleções para a disputa, podendo ser estendido até o dia 30 de maio, mas somente para algumas exceções, mediante aprovação da Fifa.