Na manhã desta quinta-feira (19), o candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior, participou do VI Fórum do Carnaval de Salvador, realizado no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. No segundo dia do evento, ele foi o entrevistado principal do painel de abertura e destacou sua visão para o futuro do Carnaval da capital baiana, caso seja eleito nas próximas eleições municipais.
Geraldo começou parabenizando o Comcar (Conselho Municipal do Carnaval) pela realização do fórum, enfatizando a importância de discutir os rumos do Carnaval. “Salvador é um polo natural da indústria criativa, e o Carnaval desempenha um papel crucial na geração de emprego e renda. É uma movimentação intensa das cadeias produtivas. No entanto, precisamos enxergar o Carnaval também por uma perspectiva social, abordando a sustentabilidade, a justiça social e o cuidado com as pessoas que fazem essa festa acontecer”, afirmou.
Ele destacou a importância de proteger e valorizar trabalhadores como ambulantes e cordeiros, pilares fundamentais da festa. Segundo o candidato, a discussão em torno da sustentabilidade do evento passa por garantir melhores condições para esses profissionais.
Inclusão e valorização da cultura afro-brasileira
Um dos pontos centrais abordados por Geraldo Júnior foi a inclusão de artistas das periferias e a acessibilidade no Carnaval. “Estamos fortalecendo a participação popular, incluindo as comunidades e as periferias na festa. Fomos os responsáveis por iniciar o processo de baixar as cordas, especialmente nos circuitos Osmar e Batatinha, promovendo uma maior inclusão das famílias e da população mais vulnerável”, afirmou.
Ele ainda defendeu a ampliação do espaço para a cultura afro-brasileira no Carnaval, destacando a importância de iluminar essas manifestações culturais. “Precisamos valorizar as grandes atrações afro, que são exemplos de resistência e que representam a raiz da nossa cultura. Isso é o que faz o Carnaval de Salvador ser tão único, é a expressão do nosso povo e da nossa história”, reforçou.
Experiência e coordenação de ações no Carnaval
Geraldo lembrou que já tem experiência na organização de grandes eventos na cidade. Ele foi designado pelo governador para coordenar ações durante o Carnaval de 2023 e 2024, e também foi responsável pela coordenação dos festejos juninos. “Movimentamos a economia, geramos empregos e renda, sempre com responsabilidade social. Esse será o nosso compromisso também com o Carnaval”, concluiu o candidato.
O fórum segue até o final do dia, reunindo líderes e especialistas para discutir os desafios e as perspectivas para o Carnaval de Salvador, considerado o maior evento de rua do mundo.