Pesquisa revela aumento no conhecimento de bandas de pagode baiano com mulheres no comando

Pesquisa revela aumento no conhecimento de bandas de pagode baiano com mulheres no comando

Em 2024, foi constatado um aumento de 30% no número de pessoas que conhecem bandas de pagode baiano com mulheres como vocalistas, em comparação a 2019. Esse dado faz parte do relatório da pesquisa “Mulheres no Pagodão”, divulgado nesta segunda-feira (27) no site da Pagode Por Elas, com o objetivo de avaliar o progresso da missão da plataforma de construir a Nova Década do Pagodão.

“Este relatório é uma confirmação importantíssima da Revolução Pagode Por Elas, impulsionada pelas ações e produtos que desenvolvemos com as artistas desde o surgimento da plataforma. Em 2019, estávamos apenas pesquisando o mercado, em 2021 lançamos a minissérie ‘Pagodão: A Cena Por Elas’, e agora em 2024, após o primeiro Festival de Pagodão com line-up composto apenas por mulheres, o Festival Pagode Por Elas”, afirmou a CEO da Pagode Por Elas, Joyce Melo.

Pagode Por Elas (PPE) é uma plataforma dedicada às mulheres do pagodão, especialmente às vocalistas, mas também dançarinas, back-dancers e ao público que esperou essa revolução por mais de 20 anos.

“Sendo o primeiro estudo realizado pela PPE em 2019, a pesquisa ‘Transformações provocadas pela presença de mulheres vocalistas na cena do pagode baiano’ já mostrava que não faltavam mulheres buscando espaço, mas sim oportunidades, reconhecimento e visibilidade. Em 2019, identificamos apenas nove mulheres vocalistas de pagode baiano. Em 2021, esse número mais que dobrou, e hoje são cerca de 30 mapeadas”, destacou Beatriz Almeida, Gerente de Projetos da Plataforma.

Os dados iniciais mostraram que mais de 50% das pessoas não conheciam mulheres vocalistas no pagode e 49,3% queriam ouvir cantoras, mas nunca tiveram a oportunidade. Em 2024, 80,2% conhecem mulheres vocalistas de pagode, e apenas 12,4% disseram ter interesse, mas nunca ouviram.

Além disso, a pesquisa de 2024 revelou que 75% dos entrevistados dão nota 10 para marcas que apoiam o movimento das mulheres no Pagode Baiano, e 52,4% afirmam se sentir representados ao ouvir cantoras de Pagode Baiano.

O Festival Pagode Por Elas foi selecionado pelo edital Natura Musical, através da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), junto com projetos como Cronista do Morro, Os Tincoãs, Ventura Profana e Casa do Hip-Hop Bahia. Até 2021, a plataforma já havia oferecido recursos para 64 projetos musicais no estado, incluindo Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress