O sindicato dos roteiristas de Hollywood anunciou no domingo(24) um acordo trabalhista preliminar com os principais estúdios, marcando um passo significativo para encerrar uma das greves mais impactantes na indústria do entretenimento. A paralisação, que já dura meses, tem interrompido a produção de filmes e programas de televisão, causando prejuízos significativos à economia da Califórnia.
O contrato proposto, com duração de três anos, está pendente de aprovação pela liderança do Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) e seus membros, mas já é considerado “excepcional” pelo sindicato, trazendo “ganhos e proteções significativos para os roteiristas”. Os roteiristas entraram em greve em maio devido a questões como remuneração, equipe mínima nas salas de roteiristas, uso de inteligência artificial e resíduos de streaming, que recompensam os roteiristas por séries populares.
Embora esse acordo represente um avanço significativo, Hollywood ainda não voltará ao seu funcionamento normal, uma vez que o sindicato de atores SAG-AFTRA continua em greve. A solidariedade e apoio demonstrados pelos membros do WGA e de outros sindicatos têm sido fundamentais para o progresso nas negociações, que agora estão perto de uma resolução após mais de quatro meses de impasse.