Autor do best-seller “Torto Arado”, Itamar Vieira Junior lança novo livro em Salvador

Livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Jr, é finalista de prêmio internacional

Na terça-feira (9), o renomado escritor baiano Itamar Vieira Junior teve seu aclamado romance “Torto Arado” anunciado como um dos finalistas do International Booker Prize, um dos mais prestigiados prêmios literários do mundo, reconhecido por destacar as melhores obras traduzidas no Reino Unido. Esta é uma conquista significativa não só para o autor, mas também para a literatura brasileira, demonstrando sua relevância e impacto internacional.

Traduzido para o inglês por Johnny Lorenz e intitulado “Crooked Plow”, o romance compete com obras de diversos países, incluindo “Não é um rio”, da argentina Selva Almada; “Mater 2-10”, do coreano Hwang Sok-yong; “What I’d Rather Not Think About”, da holandesa Jente Posthuma; “Kairos”, da alemã Jenny Erpenbeck; e “The Details”, da sueca The Details.

Eleanor Wachtel, presidente do International Booker Prize, destacou que os finalistas desta edição “entrelaçam o íntimo e o político de maneiras radicalmente originais”. Entre esses finalistas, “Torto Arado” é descrito pelos jurados como “uma história dolorosa, mas terna, das origens da violência, de como passamos nossas vidas tentando fazer com que floresçam amor e carinho, e da linguagem e do silêncio de que precisamos para alimentar nosso cuidado”.

A obra vencedora do prêmio será anunciada em uma cerimônia marcada para o dia 21 de maio. O autor laureado receberá um prêmio equivalente à cerca de R$ 318 mil, além de ganhar destaque ainda maior no cenário literário global.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress