A cena musical baiana se prepara para um marco histórico com o lançamento do EP “Nova Década do Pagodão”, o primeiro projeto fonográfico da Pagode Por Elas. Patrocinado pela Natura Musical, o EP chegará às plataformas digitais na sexta-feira, 1º de novembro, trazendo uma coleção de músicas apresentadas por seis talentosas artistas iniciantes: A Menina, Tacila Almeida, Naty A Majestade, A Poderosa, Laela e Afroo Dai.
O lançamento antecede o Festival Pagode Por Elas, marcado para janeiro de 2024, em Salvador. O evento destaca-se como um dos momentos mais esperados para os fãs do pagodão, contando com a participação de artistas como Cronista do Morro, Os Tincoãs, Ventura Profana e Casa do Hip-Hop Bahia.
Beatriz Almeida, gerente de projetos e cofundadora da Pagode Por Elas, destaca a importância do EP como a materialização de um ciclo que começou com o apoio e visibilidade às artistas. “O DNA do EP Nova Década do Pagodão é o DNA da Pagode Por Elas, de oportunizar, de gerar projetos que vão trazer visibilidade e receita para as mulheres do Pagodão que estiverem conosco”, ressalta.
Além das artistas estreantes, o EP conta com a participação especial das consagradas Rai Ferreira e Aila Menezes, que somam mais de 15 anos de atuação no gênero musical.
A cantora Aila Menezes, que participa como convidada especial, enfatiza a importância do momento para as mulheres no cenário do pagodão. “Eu que venho desde 2007 lutando por um espaço de protagonismo dentro do pagodão, isso pra mim é esperançoso, me dá mais gás ainda pra que eu possa lutar pelos nossos objetivos, pelos nossos espaços, pelas nossas conquistas”, afirma.
O primeiro single do EP, “Mulheres no Pagodão”, interpretado por A Menina e Rai Ferreira, foi lançado em outubro e já conquistou milhares de ouvintes. Agora, a expectativa é grande para o lançamento das cinco músicas inéditas, que prometem cativar tanto as artistas quanto o público, formado por cerca de 30 mil pessoas apenas no Instagram.
Afroo Dai, uma das artistas estreantes, expressa sua emoção ao participar de um projeto tão significativo. “Eu nunca imaginei participar de algo tão grandioso. Estou muito emocionada, realizada como profissional. É o meu primeiro trabalho, certo? Trabalho profissional, com uma equipe tão bem preparada. Espero que vocês gostem”, comemora.
O Festival Pagode Por Elas, além de ser uma oportunidade única para os amantes do pagodão, destaca-se como parte do compromisso da Natura Musical em apoiar e impulsionar a música brasileira. A plataforma já contribuiu com recursos para 64 projetos de música até 2021 na Bahia, incluindo nomes como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.